Fundada há mais de 50 anos, escola de ensino integral recebe o 1º ginásio de esportes

A primeira unidade de ensino integral de Penedo, Escola Estadual Professor Ernani Méro, conta agora com um ginásio de esportes. É que o governador Renan Filho e a secretária estadual de Educação, Laura Souza, entregaram na tarde dessa terça-feira, 15, a construção do espaço para prática esportiva. Antes, era necessário que os alunos se deslocassem à procura de espaços para realizar os jogos internos.

O esporte é importante para o desenvolvimento educacional. Para Renan Filho é a demonstração de uma gestão que acredita no esporte, no potencial do jovem e na junção da educação e da prática esportiva para fortalecer a aprendizagem. “Nós temos 317 escolas no estado, antes só existiam 32 ginásios, e muitos estavam abandonados ou já tinham caído. Mas agora, nesse governo, nós já construímos 40. A ideia é fazer mais 30 até o fim do ano, totalizando 132 ginásios, em 3 anos e seis meses de gestão”, explicou.

Atualmente, a escola fundada em 1964, conta com 406 alunos, dos quais 120 estão no 9º ano e o restante no ensino médio integral. Em Alagoas, existem 50 escolas em tempo integral e 12 mil alunos nesse regime de ensino. A meta do governador é ter 35 mil alunos.  Segundo ele, qualquer mudança para ser verdadeira tem que mudar a educação. Anunciou, ainda, que nos próximos dias vai entregar o ginásio Padre Manoel Vieira, em Penedo.

Depois de inaugurar a implantação do ensino integral no município, há dois anos, a secretária da Educação, Laura Souza, disse que era muito bom voltar à Ernani Méro para entregar o ginásio da escola. Ela ressaltou que entende a importância do equipamento e que quer ver a apropriação dos alunos pelo espaço.

“Com muita alegria olhamos para esse espaço que, futuramente, será um Centro de Educação Integral- CEI. No espaço terá piscina, teatro e área de lazer. Isso dá força à política educacional que é o ensino integral”, afirmou Laura, reforçando que a educação integral é transformar a escola naquilo que o aluno deseja.

Durante o discurso na inauguração do ginásio, o chefe do executivo listou as escolas que já receberam reforma e/ou ginásios e seus respectivos status. São elas: Escola Estadual Comendador Peixoto, 100% recuperada; Escola Estadual Hermínio de Freitas, 100% recuperada e construindo um ginásio; Escola Estadual Ruth Mendonça, vai iniciar a recuperação da escola esse ano e está construindo um ginásio; Escola Estadual João Valeriano, está em reforma no momento; Escola Estadual Ernani Méro, ginásio entregue nessa terça-feira, 15, e escola reformada; e Escola Estadual Gabino Besouro, escola recuperada.

Ascom – 16/05/2018

(Visited 6 times, 1 visits today)